Por Jaconias Neto
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Tríade, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa ligada à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso. Ao todo, 8 faccionados são procurados e podem ser presos.
Conforme divulgado pelo Ministério Público, nesta fase, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão nas cidades de Cáceres, Barra do Bugres, Várzea Grande e Sorriso, em Mato Grosso, além de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul.
As investigações tiveram início a partir do compartilhamento de informações entre a Delegacia de Polícia de Cáceres e o Gaeco, com autorização judicial. Durante as apurações, foram reunidas provas robustas que apontam para a atuação da facção no estado.
Os alvos da operação estariam envolvidos em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes relacionados a disputas territoriais entre facções. Ao todo, mais de 20 suspeitos foram identificados com ligações diretas ao PCC.
O nome “Tríade” faz referência à sigla da facção investigada, composta por três letras: PCC.